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Confira as tendências para o varejo de 2023

05 tendências para o varejo em 2023 - Celtaware Sistemas

O varejo se reinventa e evolui a cada ano e não é atoa, conforme os hábitos de consumo vão se transformando é esperado que as lojas comecem acompanhar quais são as novas tendências.

Com tantas mudanças acontecendo no varejo no Brasil, as lojas e departamentos que não se adaptarem a nova realidade corre o risco de ser esquecida pelo consumidor. Pensando nisso, separamos aqui 5 tendências de varejo em 2023 para que você não fique de fora. Confira!

A maioria das transformações do mercado de varejo no Brasil estão associadas às tecnologias, e claro, ao momento de retomada após os períodos mais tensos da pandemia do coronavírus. 

De acordo com o Relatório de Varejo 2022, realizado pela Adyen, 83% dos entrevistados afirmaram estar usando mais aplicativos de compras agora do que antes da pandemia.

Essa é uma média mais elevada que o parâmetro mundial, que fica na casa dos 53%. 

Quando se trata sobre as tendências do varejo no Brasil isso se torna um dado valioso. Pois através desse dado podemos observar que os consumidores estão dispostos a experimentar novas tecnologias e novos canais de venda no mercado. 

A pesquisa ainda aponta que cerca de 85% dos entrevistados disseram que buscam por estabelecimentos que oferecem uma jornada de compra por multicanais e que 98% dos negócios pretendem buscar mais tecnologia em suas experiências. 

Desse modo, mesmo que seja uma loja (física ou online), o varejo brasileiro tem sido um grande campo quando se trata de transformação.

Tecnologias de pagamento

Além do PIX, que já vem sendo utilizado pelos brasileiros a algum tempo, as tecnologias impulsionaram o desenvolvimento de outras formas de pagamento digitais. É o caso dos pagamentos via QR Code e das carteiras digitais, por exemplo.

Junto a isso, a busca dos consumidores por métodos mais práticos e ágeis para realizar compras, torna as carteiras digitais protagonistas entre os meios de pagamento.

Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa Experian em maio de 2022 confirma que a digitalização de pagamentos é uma tendência entre os consumidores, e 67% deles afirmaram ter utilizado o tipo de serviço nos últimos meses. 

O relatório da pesquisa feita pela Serasa Experian também mostra que 82% dos brasileiros se sentem mais seguros ao realizar pagamentos com QR Code.

Por isso o CeltaPDV da celtaware já disponibiliza esse tipo de serviço, para que seus clientes tenham mais segurança na hora de efetuar suas compras.

Segurança digital e a LGPD

A relação entre segurança digital e LGPD diz respeito à privacidade e à proteção de dados pessoais. A lei LGPD traz muitos benefícios para a empresa quanto à prática de segurança por prever a utilização de medidas administrativas e técnicas que aprimoram a cibersegurança. 

Pode-se dizer que muitos pontos da Lei Geral de Proteção de Dados já se constituem como boas práticas na segurança da informação. Uma dinâmica fundamental de TI, por exemplo, é a garantia de prevenção à fraude, o que assegura a integridade dos dados.

A aprovação da LGPD, fez com que pautas relacionadas ao assunto ganhassem força, e a questão virou uma das tendências do varejo no Brasil, principalmente porque muitas marcas abriram seus comércios no online durante a pandemia.

Segundo uma consultoria realizada pela a Roland Berger, em 5° lugar o Brasil foi país que mais sofreu com crimes cibernéticos em 2022, apenas no primeiro trimestre, houve um total de 9,1 milhões de ocorrências.

Além disso, com mais opções de formas de pagamento, também há mais formas de fraudar. 

Para ter mais cuidado e segurança com os dados é importante contar com um software que nem o nosso CeltaBS que garante a segurança das informações da empresa e seus clientes.

Sustentabilidade

Em 2023 não tem como falar das tendências do varejo no Brasil e não falar de sustentabilidade. Mais do que postura, a preocupação com esse tópico se transformou em um modelo de negócio que tem influenciado como os consumidores enxergam as lojas há muito tempo.

Está ligado a motivação, a preocupação das empresas de se conectarem com as novas gerações de consumidores, como citamos antes. 

A geração Z se mostra mais ativa nos hábitos de consumo consciente, esse público está tomando mais decisões de compras com base em práticas sustentáveis de varejo, e se identificam mais com a  marca quando ela apresenta valores alinhados com os delas.

Uso de dados na tomada de decisão

Toda gestão que ocorre no varejo no Brasil precisa ser baseada em dados. E para essa tendência é importante que sua empresa conte com um software que te auxilie na gestão para prever cenários e, assim, desenvolver um planejamento estratégico de qualidade.

Para isso, é necessário utilizar os bancos de dados como sistemas de Business Intelligence (BI). Dessa forma, é muito mais fácil ter segurança para sua loja em períodos futuros.

Com dados exatos, é possível evitar repetir uma mesma experiência por outro caminho, pois, além de ter um custo alto, você já encontrou a forma de ter melhores resultados.

Abertura de mais lojas físicas

Ao falarmos de varejo, não podemos deixar de pensar no consumidor como uma figura central. Um consumidor que acabou de sair do isolamento social, ávido por retomar sua rotina de relacionamentos e interações sociais. 

Este novo consumidor, sem dúvida, será o mais exigente com relação aos valores, e irá avaliar o posicionamento diante de causa sociais dos varejistas com lojas onlines e lojas físicas.

Durante a pandemia, vimos um crescimento significativo de comércios no ambiente virtual. Agora, podemos observar o movimento contrário: os varejistas originalmente presentes no digital estão apostando na abertura das lojas físicas novamente.

Segundo o relatório de Índices de Performance do Varejo, realizado pela HiPartners Capital & Work, o fluxo de visitação aumentou 10% em outubro de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior de pandemia.

O relatório do primeiro semestre de 2022, já havia mostrado um aumento de 22% em relação a 2021. Essa é mais uma das tendências do varejo no Brasil impulsionada pelo cenário pós-pandemia.

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